Na última quinta-feira (10), o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a proposta que buscava restabelecer o direito à chamada “revisão da vida toda”, que permitiria o recálculo das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apesar da decisão negativa, o STF definiu que aposentados que já haviam conquistado o direito em outras instâncias judiciais não precisarão devolver os valores recebidos.
Para o presidente da COBAP, Warley Martins, a decisão representa mais um duro golpe aos aposentados e pensionistas, que continuam impossibilitados de optar por regras mais vantajosas no cálculo de suas aposentadorias. “Temos denunciado constantemente a defasagem dos benefícios diante da diferença entre os reajustes do salário-mínimo e das aposentadorias. As perdas acumuladas estão inviabilizando aquilo que deveria ser um direito fundamental do trabalhador. A decisão do STF apenas reforça as barreiras de acesso a uma aposentadoria justa”, afirmou.
A proposta da revisão da vida toda previa a possibilidade de o segurado escolher entre a regra de transição ou ou o regime implantado após a implantação do fator previdenciário (1999) — conforme fosse mais favorável. Para Warley Martins, a única decisão razoável do julgamento foi a garantia de que não haverá devolução dos valores já pagos aos beneficiários. “Cobrando esses valores, estaríamos aprofundando o endividamento de uma parcela da população já duramente afetada pelas perdas e injustiças históricas”, completou.
A COBAP segue firme na defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas, alertando para os riscos de decisões que desconsideram a realidade de milhões de brasileiros que dependem da Previdência para sobreviver com dignidade.
Acompanhe as notícias!
Cobap − Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ST SHCS CR QUADRA 507 BLOCO A LOJA 61 - ASA SUL - BRASÍLIA / DF CEP 70.351-510
Fone: (61) 3326-3168
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h
Site: www.cobap.org.br | e-mail: cobap@cobap.org.br
Cobap - Copyright ® 2015, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved