Na última terça-feira (11), a presidente da Federação das Associações dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Paraíba – FAAPI-PB e secretária da Mulher COBAP, Socorro Barbosa, recebeu uma comitiva do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, na sede da FAAPIB, em João Pessoa (PB), para dialogar acerca dos temas que serão abordados na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.
O evento antecede a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para novembro de 2025, com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação".
Organizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), a conferência será estruturada em cinco eixos temáticos:
• Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
• Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
• Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
• Participação social, protagonismo e vida comunitária, na perspectiva das múltiplas velhices;
• Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro.
O cronograma da Conferência da Pessoa Idosa prevê a realização das etapas municipais até o final de junho de 2025, seguidas pelas conferências estaduais e distrital, que devem ocorrer até o final de agosto. A COBAP é representada no CNDPI pelo secretário-geral, Luiz Legñani.