A conscientização acerca das condições do envelhecimento das mulheres brasileiras foi pauta do 1º Encontro de Mulheres FAPESP, realizado no dia 23 de outubro, na sede da Associação de Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região – AAPJR.
O evento, que reuniu mais de 150 representantes das associações do estado de São Paulo, apresentou resoluções importantes, que devem ser levantadas no I Congresso Nacional da Mulher COBAP – I CONAMUC, programado para o período de 7 a 10 de março de 2025, em Fortaleza (CE), em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Na ocasião, a secretária estadual da Mulher FAPESP, abordou dados relevantes da Organização das Nações Unidas (ONU), que evidenciam o envelhecimento da população brasileira. “Na entrada do século 22, 40% da população brasileira será de pessoas com mais de 60 anos. As mulheres estarão no topo da pirâmide etária e, de acordo com previsões da ONU, seremos 4 milhões de mulheres a mais do que os homens”, indicou Fé Juncal, ressaltando um futuro mais idoso e feminino do Brasil.
O presidente da FAPESP, Antonio Alves, afirmou que é necessário que todas as entidades representadas por lideranças femininas criem, dentro das associações, um núcleo de mulheres para a realização de encontros que fortaleçam ainda mais o movimento dos aposentados. “Nossa luta se constrói todos os dias e este evento reforça que precisamos agir da porta para fora para que efetivamente tenhamos melhorias na vida dos aposentados, pensionistas e idosos. A mudança começa exatamente a partir deste encontro”, disse Antonio.
A secretária nacional da Mulher COBAP, Socorro Barbosa, levou a experiência do último Encontro Nacional, que, devido ao êxito do evento, foi elevado a Congresso. Socorro Barbosa lembrou que os temas específicos das mulheres idosas necessitam de políticas pública para que se tornem mecanismos de proteção de direitos no combate à desigualdade da mulher.
O presidente da COBAP, Warley Martins, também fez questão de participar do Encontro. Ao reafirmar a importância da organização das mulheres para o movimento dos aposentados, Warley reforçou o convite para o I CONAMUC. “A programação é organizada pela Secretaria da Mulher COBAP e com certeza os encontros estaduais contribuirão imensamente para o encontro nacional”, afirmou o presidente da COBAP.
Entre as participantes, a ativista de gênero e chefe de gabinete da deputada Luiz Erundina, Muna Zeyn, compartilhou reflexões sobre o livro EnvelherSer, que desconstrói estigmas da velhice e valoriza a diversidade dessa fase da vida. Outros temas abordados no evento foram o centenário da Previdência Social, a solidão das pessoas idosas e formas de saúde, cuidado e proteção.
Antes do encerramento, lideranças das associações apresentaram propostas que serão levadas ao I CONAMUC. O próximo encontro, aprovado em Plenária, será realizado em Campinas (SP), no Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp.
Fique ligada!