Na última terça-feira (24), em Brasília (DF), foi realizada uma Oficina sobre o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, reunindo conselheiros do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), representantes da sociedade civil organizada. A COBAP foi representada pelo secretário-geral, Luiz Legñani, que também atua como conselheiro no CNDPI.
O presidente do CNDPI, Raphael Castelo Branco, deu início ao evento, seguido de um pronunciamento do secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva. Em sua fala, Alexandre destacou a importância de criar ações voltadas para o segmento da pessoa idosa, mas também frisou a necessidade de orientações para a efetivação dessas iniciativas.
Kenio Costa, diretor de Proteção da Pessoa Idosa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, apresentou um panorama do envelhecimento no Brasil. Ele abordou os direitos já assegurados e os que servem como diretrizes para a atuação dos conselheiros, ressaltando a necessidade de formar e capacitar conselheiros desde os municípios.
A Oficina tratou de vários eixos importantes para a proteção e inclusão da pessoa idosa, como a proteção à vida e à saúde integral, a ampliação dos direitos sociais, o protagonismo e a participação comunitária, a prevenção de qualquer forma de violência, e o aperfeiçoamento do Plano Nacional de Direitos da Pessoa Idosa (PNI) e de outros instrumentos legais.
Fique ligado!