✅ A Câmara dos Deputados sediou amplo debate acerca da Previdência Social, no auditório Nereu Ramos, na manhã desta quarta-feira (21). A audiência pública “Previdência Social”, requerida pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Aposentados, reuniu parlamentares, representantes de entidades de aposentados e especialistas em Previdência que falaram sobre a ameaça de uma nova reforma previdenciária.
O coordenador da Frente, deputado Cleber Verde (MDB-MA), iniciou o debate ressaltando a importância da participação dos aposentados e pensionistas na audiência, que evidencia a necessidade de assegurar mais direitos e de evitar que uma nova reforma seja ainda mais prejudicial ao segmento.
Acompanhado de comitiva de representantes do Conselho Global para Tolerância e Paz da América Latina e Caribe, o deputado federal Vicentinho, representante da Frente da região sudeste, abordou sobre a valorização das pessoas idosas em outras culturas, que deveria servir de exemplo para o Brasil. Para o deputado, uma cultura que valoriza os idosos não deve retirar-lhes direitos na aposentadoria.
O presidente da COBAP, Warley Martins, destacou a participação das federações filiadas à COBAP e demais entidades representativas dos aposentados na audiência e na luta histórica contra a reforma da Previdência, mas lembrou que a defesa do sistema previdenciário deve ser abraçada por toda a sociedade. “As reformas prejudicam não apenas os aposentados, mas também retiram o direito dos trabalhadores à aposentadoria”, frisou.
Símbolo da defesa dos direitos dos aposentados, pensionistas e idosos no parlamento brasileiro, o senador Paulo Paim se pronunciou após ouvir todos os participantes das duas mesas que foram compostas na audiência. Ao relembrar a CPI da Previdência e reafirmar a sonegação e os desvios de recursos como principais problemas do sistema, o senador afirmou que somente a mobilização popular será eficaz contra a reforma da Previdência. Nesse sentido, o senador defendeu que as mobilizações ocorram em todos os estados brasileiros.
Participaram da audiência representantes do Sindnapi, Sintap/CUT, Anfip, Sinapi/UGT, Contag, Sinab, OAB/SC, Dieese, Fenasps, Mosap, Neppos/Unb e das federações filiadas à COBAP.
📍 Fique ligado!
#cobap