A ANFIP e a Fundação ANFIP lançaram, na manhã desta quinta-feira (5), na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, o livro “Análise da Seguridade Social em 2022”. A publicação traz dados referentes aos programas sociais das áreas da Saúde, Assistência e Previdência Social, além das despesas orçamentárias e os impactos econômicos e sociais no Brasil no ano passado.
Durante a abertura do lançamento, o presidente da CDH, senador Paulo Paim, lembrou que este não é o primeiro livro da ANFIP lançado na Comissão. “Já é praxe o lançamento dos livros da ANFIP aqui. Eles acabam nos ajudando muito no debate da Seguridade Social”, afirmou.
Ao discorrer sobre a importância da Seguridade Social para o combate à desigualdade, o presidente da ANFIP, Vilson Romero, salienta a urgência de proteger esse instrumento fundamental para os programas sociais. “Esse documento que trazemos aqui atesta que só em 2022 foram R$ 240 bilhões desviando, desonerando outras áreas, retirando recursos da nossa Seguridade Social”, afirmou. “Estamos enfrentando esse debate, trazendo essa informação para o parlamento, a quem nos assiste e principalmente para aqueles que são os principais interessados para que cada vez mais tenhamos esse programa social que salva vidas”.
O secretário-geral da COBAP, Luiz Legñani, ressaltou que os estudos da ANFIP são esteios para a luta em defesa das pessoas aposentadas, pensionistas e idosas. “A ANFIP nos brinda sempre com esses dados, que esmiúça o estudo da Previdência e oferece pra os movimentos sociais esses dados reais, dados completos, explicando a destinação desses recursos”, manifestou.
Também participaram do lançamento o consultor legislativo do Senado Federal, Luiz Alberto dos Santos; o presidente do Mosap, Edson Haubert; o assessor da Câmara dos Deputados, Flávio Vaz; o vice-presidente do Instituto Brasileiro do Direito Previdenciário, Diego Cherulli; o vice-presidente de Assuntos da Seguridade Social da ANFIP, Crécio de Freitas e o representante da FAP/DF, Edmilson da Silva.
Fique ligado!