Na semana em que o Estatuto da Pessoa Idosa completa 20 anos, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados realizou, na última quarta-feira (4), audiência pública para avaliar e debater sobre os impactos da promulgação do Estatuto.
Requerida pelo deputado federal Aliel Machado (PV-PR), a audiência contou com a participação do secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva; do ex-secretário, Antônio Costa; do representante do Centro Internacional de Longevidade Brasil, Alexandre Kalache; do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco e do presidente do Tribunal Regional do Paraná, Wellington Coimbra.
Na ocasião, os debatedores apresentaram os principais desafios encontrados ainda hoje no cumprimento do Estatuto, incluindo o próprio desconhecimento desse instrumento regulamentar por parte das pessoas idosas. O secretário-geral da COBAP, Luiz Legñani, relatou sobre a situação de uma pensionista que entrou em situação de vulnerabilidade devido ao corte de 60% nas pensões, determinado na reforma da Previdência. “Vamos precisar muito desta comissão para solucionar os disparates da Reforma”, afirmou.
Fique ligado!