Últimas Notícias »


Aposentados 23/8/2023 10:29:26 » Por

COBAP toma posse no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa


Compartilhar no WhatsApp

 
✅ Eleita para compor o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) no biênio 2023-2025 com outras 17 entidades representantes da sociedade civil, a COBAP foi empossada nesta terça-feira (22), em cerimônia realizada na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em Brasília (DF).
 
Na abertura da cerimônia de posse, o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, falou sobre a importância da participação das pessoas idosas como atuantes na construção de políticas públicas para o segmento e celebrou a inclusão de representantes das mulheres, igualdade racial, população LGBTQIA+ e povos originários no CNDPI. “Nosso compromisso é garantir que todas as pessoas tenham direito de envelhecer. Isso parece óbvio, mas não é se a gente pensar que no sistema que nós adotamos, que é o sistema cronológico de 60 anos no nosso país, há grupos sociais que quase na sua totalidade não chegam aos 60 anos. Garantir esse direito de chegar aos 60 anos e depois de chegar ficar bem é o nosso compromisso”, afirmou o secretário.
 
O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, assegurou que a posse dos novos conselheiros no CNDI significa um rito de passagem neste novo momento em que o Ministério passa por novas formulações que o apontam como ministério do futuro. “...falar da pessoa idosa é pensar naquilo que esperamos para o nosso país daqui a alguns anos. Envelhecer de forma que o envelhecimento signifique aquilo que nas tradições antigas, dos povos originários significa envelhecer: o acúmulo da experiencia, da sabedoria, da orientação (...) Que nós possamos construir um mundo em que envelhecer seja sinônimo de dignidade”, afirmou.
 
Conselheiro da COBAP no CNDPI, o secretário-geral da COBAP, Luiz Legñani, foi acompanhado do suplente e presidente da entidade, Warley Martins. “A COBAP esteve como conselheira em todas as gestões do Conselho contribuindo para a construção de políticas públicas e garantias de direitos às pessoas idosas. Esperamos que, nesse novo momento, o envelhecimento ganhe um novo significado e a pessoa idosa seja mais respeitada e considerada”, avaliou Legñani.
Para Warley Martins, a representatividade da Confederação em todos os estados e diversidades brasileiras pode contribuir na construção dessa ponte entre diferentes realidades das pessoas idosas e a construção de políticas a partir do CNDPI.
 
Participaram também da mesa da solenidade de posse o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados (Cidoso), deputado Aliel Machado; o vice-presidente do Cidoso, Castro Neto; a presidente da Comissão Eleitoral do CNDPI, Maria Coreti dos Santos; a representante do Coletivo Indígena Wakonã, Graciliana Selestino e a representante da população LGBTQIA+, Symmy Larrat. Na sequência do empossamento dos conselheiros, foi eleito para presidir o CNDPI no biênio 2023/2025 o representante da OAB Nacional, Raphael Castelo Branco.
 
📍 Fique ligado!
 



NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cobap − Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ST SHCS CR QUADRA 507 BLOCO A LOJA 61 - ASA SUL - BRASÍLIA / DF CEP 70.351-510
Fone: (61) 3326-3168
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Site: www.cobap.org.br | e-mail: cobap@cobap.org.br

Cobap - Copyright ® 2015, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved

Desenvolvido por Maquinaweb