Últimas Notícias »


Aposentados 25/1/2023 21:10:51 » Por Atualizado em 25/1/2023 22:6:0

Reuniões marcam retomada de cooperação entre representantes da sociedade civil e Ministério da Previdência


Compartilhar no WhatsApp

 

✅ Representada pelo secretário-geral, Luiz Legñani, a Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP) participou, nesta quarta-feira (25) de reuniões que marcam a retomada da parceria entre as entidades representativas da sociedade civil e o Ministério da Previdência. 

No início da tarde, representantes das principais entidades nacionais de aposentados, pensionistas e idosos expuseram ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, os desafios acerca de serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especialmente em relação às plataformas digitais e perícia médica. Legñani falou ainda sobre a Reforma da Previdência que vulnerabilizou ainda mais a população idosa. “Os desafios são imensos, mas precisamos rever alguns pontos que destruíram completamente com os nossos direitos à um benefício digno”, ressaltou o secretário da COBAP.

▪️O ministro afirmou que conta com o apoio das entidades na expansão do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que leva o funcionamento do INSS para dentro das organizações de aposentados. Lupi afirmou ainda que criará um fórum permanente de discussão com os dirigentes e retomará as reuniões do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que reúne representantes do governo e da sociedade civil para a elaboração de políticas em benefício dos segurados. “Estamos trabalhando há 28 dias depois de quatro anos de destruição. Precisamos dessa parceria. Os milhões de brasileiros que dependem do INSS são a prioridade desse Ministério agora”, ressaltou. Além da COBAP, as entidades que participaram da reunião foram SINDNAPI, SINAB, SINTAPI, SINDIAPI e CONTAG.

Após ouvir os representantes dos aposentados, o ministro recebeu as reinvindicações do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), no qual a COBAP é integrante junto a 21 confederações nacionais do setor público e privado. O presidente do Fórum, Oswaldo Augusto de Barros, entregou a Lupi um documento com as principais demandas das confederações e se colocou à disposição, junto aos demais dirigentes presentes, na elaboração de propostas que supram essas demandas. O ministro reforçou o interesse no trabalho conjunto e agendou nova reunião para o dia 27 e fevereiro, para dar diretrizes às reivindicações. Entre as confederações presentes que compõem o FST, estavam a CNTEEC, CONTEC, ANFIP, CNTA, CONTAG, NCST, COBAP, CONTRATUH, CNTS e outras.

Foto: Liliane Soares / Ministério da Previdência Social

📍 Fique ligado!

#cobap #aposentados #pensionistas #idosos

 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cobap − Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ST SHCS CR QUADRA 507 BLOCO A LOJA 61 - ASA SUL - BRASÍLIA / DF CEP 70.351-510
Fone: (61) 3326-3168
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (11) 3361-2098
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (81) 3132-8336
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Site: www.cobap.org.br | e-mail: cobap@cobap.org.br

Cobap - Copyright ® 2015, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved

Desenvolvido por Maquinaweb