Últimas Notícias »


Aposentados 29/11/2022 16:30:13 » Por

I SEMAPPIM promove diálogos, articulações e intercâmbio cultural


Compartilhar no WhatsApp

 

✅ O I Seminário de Aposentados, Pensionistas e Pessoas Idosas do Maranhão – I SEMAPPIM, realizado dos dias 24 a 28 de novembro, no Blue Tree São Luís (MA), foi palco de palestras, diálogos e articulações que contribuíram na construção das diretrizes do movimento nacional dos aposentados, diante do atual cenário do país. Realizado pela COBAP, com apoio da FEAPIM e da COBAP Viagens, o evento reuniu cerca de 200 participantes na capital maranhense.

Abertura oficial do I SEMAPPIM

✅ Durante a abertura do evento, na quinta-feira (24), a solenidade contou com a presença do senador Paulo Paim, que destacou a COBAP como peça imprescindível na defesa dos direitos da pessoa idosa. O parlamentar, que participou do processo de construção da Constituição Cidadã (1988), lembrou do desempenho da entidade na elaboração do Estatuto da Pessoa Idosa (2003), de sua autoria.

“O Estatuto é de minha autoria, mas foi construído junto aos representantes da COBAP, que levaram as demandas do segmento”, frisou Paim. O senador destacou ainda seu compromisso permanente na luta pela redução das desigualdades.

Ainda na noite de abertura do I SEMAPPIM o presidente da COBAP, Warley Martins, recebeu uma placa de homenagem pelo incansável trabalho pela revogação da lei que tornava obrigatória a revalidação dos associados às entidades de aposentados, pensionistas e pessoas idosas. O presidente da FAPESP, Antônio Alves, representando as lideranças do movimento, lembrou que a medida tornaria inviável o funcionamento das associações. “A dificuldade de revalidar os associados seria imensa e muitas associações fechariam se não fosse a insistência do Warley de trabalhar por essa revogação”, lembrou.

O presidente da FEAPESC, Iburici Fernandes, também recebeu uma placa de homenagem da Dornelles Advocacia pelo aniversário de 35 anos da entidade. Participaram da mesa de abertura o presidente da COBAP, Warley Martins; a presidente da FEAPIM, Maria José Serra; o senador, Paulo Paim; o vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), Mauro Freitas; a presidente da Dornelles Advocacia, Maria de Lourdes Dornelles; o coordenador de filiações de associados da COBAP, Luca Oliveira e a representante do Conselho das Mulheres do Maranhão, Cristiane Rego.

 A noite de abertura do I SEMAPPIM proporcionou ainda um pouco da cultura maranhense representada pelo grupo cultural Bumba Meu Boi Brilho da Ilha. A manifestação cultural mistura músicas, danças e performances baseadas em mitos e lendas tradicionais do Maranhão. 

Palestras discorrem sobre direitos e políticas públicas

✅ A programação de palestras teve início, na sexta-feira (25), com a palestra Estatuto da Pessoa Idosa e Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi), ministrada pelo presidente da Associação Brasileira do Cidadão Sênior (ABRACS) e vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), Mauro Freitas. Em seguida, a pedagoga e especialista em políticas públicas em gênero e raça, Cristiane Rego, discorreu sobre Políticas Públicas para a Pessoa Idosa.

No sábado (26), o PHD em naturopatia e doutor em processos naturais de cura falou sobre saúde e qualidade de vida através da alimentação antioxidante. Na sequência, o procurador federal aposentado, Francisco Reis, contou a história da Previdência Social no Brasil e expôs os princípios constitucionais da Seguridade Social. A ampla participação do público enriqueceu ainda mais as palestras.

Diálogos constroem diretrizes para 2023

✅ Pautada na construção de diálogos entre as lideranças do movimento dos aposentados, pensionistas e pessoas idosas a COBAP incluiu, na programação do I SEMAPPIM, reuniões decisivas para o alinhamento entre as entidades. Durante as tardes de sexta e sábado, os dirigentes debateram sobre a importância do recadastramento dos associados, o trabalho das lideranças pela revogação da obrigatoriedade da revalidação, a parceria com o INSS Digital e ainda a reestruturação da Central Nacional de Entidades Representativas dos Beneficiários da Seguridade Social – CNAPS.

Outros dois importantes encontros foram marcados para o próximo ano: encontro das mulheres, que será realizado em março, na cidade de São Paulo (SP) e o encontro dos ferroviários, que será realizado em maio, na capital gaúcha Porto Alegre (RS). As conferências antecedem o XXVII Congresso Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos (CNAPI), que será realizado dos dias 22 a 26 de outubro de 2023, no resort Costão do Santinho, em Florianópolis (SC) e já conta com cerca de mil inscritos.

Após um domingo (28) livre, dedicado à cultura e às belezas naturais do Maranhão, as delegações participantes do I SEMAPPIM retornaram, na última segunda-feira (29), aos seus respectivos estados, abastecidas de conhecimento, integração e a confiança de novas construções que garantam melhorias ao segmento.

📍 Fique ligado!

 

#cobap #aposentados #pensionistas #idosos #maranhao #semappim #saoluis

 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cobap − Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ST SHCS CR QUADRA 507 BLOCO A LOJA 61 - ASA SUL - BRASÍLIA / DF CEP 70.351-510
Fone: (61) 3326-3168
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (11) 3361-2098
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (81) 3132-8336
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Site: www.cobap.org.br | e-mail: cobap@cobap.org.br

Cobap - Copyright ® 2015, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved

Desenvolvido por Maquinaweb