Últimas Notícias »


Aposentados 2/5/2022 16:5:11 » Por

COBAP participa de Sessão Especial em alusão ao Dia do Trabalhador, à Abolição da Escravatura e ao Dia do Trabalhador Rural


Compartilhar no WhatsApp

O recém-resgate de Madalena Silva, de 62 anos, que durante 54 anos foi mantida em condições de trabalho análogo ao de escravo, na Bahia, emocionou os participantes da Sessão Especial em alusão do Dia do Trabalhador (1º de maio), ao dia da Abolição da Escravatura (13 de maio) e ao Dia do Trabalhador Rural (25 de maio). A reportagem foi exibida no início da sessão, realizada no Senado na manhã desta segunda-feira (2), por requerimento do senador Paulo Paim e deu início ao debate sobre o ataque aos direitos trabalhistas, às desigualdades de direitos e sobre o racismo estrutural.

Ao destacar a recente reforma trabalhista e a atual crise alarmada pelo desemprego, desalento e força de trabalho subutilizada que hoje atinge cerca de “20 milhões de brasileiros”, Paim frisou também que, nos últimos dois anos, o Senado aprovou dez projetos de combate ao racismo que ainda não foram deliberados pela Câmara. “Entre os 10% da população brasileira, negros, negras e pardos representam 78%. O racismo é estrutural na sociedade brasileira. Temos que enfrentar essa situação e combate-la, nós, negros e negras, brancos e brancas”. Além disso, o senador falou sobre as imensas dificuldades sofridas pelo trabalhador rural.

A senadora Zenaide Maia lembrou ainda sobre as dificuldades as mudanças de regras para a aposentadoria de trabalhadores que atuam em situação insalubre e a dificuldade de se aposentar agravada pela reforma trabalhista. “A reforma foi aprovada com promessas de medidas para aumentar emprego e isso não está acontecendo”, disse a senadora. “O que vivemos hoje é assustador”.

Representante da COBAP, o diretor de seguridade social, José Gilberto dos Santos, enfatizou que o trabalhador aposentado, além de ter sua renda defasada, foi o principal provedor das famílias neste momento de crise acentuada. “As aposentadorias e pensões foram a salvação de diversas famílias durante a pandemia, com o aumento do desemprego. As dificuldades, porém, se intensificaram, levando milhares de idosos a situações precárias de existência”, frisou. O dirigente lembrou ainda sobre a importância da aprovação do 14º para aposentados e pensionistas, que pode ser votado na Casa em breve.

Também participaram da sessão o subsecretário de Inspeção do Trabalho e Previdência, Rômulo Machado e Silva; a supervisora do escritório regional do Distrito Federal do Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômicos (Dieese), Mariel Angeli Lopes; a pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Magda Biavaschi; a secretária de assuntos raciais e combate à discriminação e presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas de Material Elétrico de Santa Rita do Sapucaí (MG), Maria Rosângela Lopes; a coordenadora do Instituto de Pesquisa e Assessoria em Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnias (Akanni) e suplente do senador Paim, Reginete Souza Bispo.


Ainda participaram o procurador do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes; a representante da Secretaria Agrária Nacional do Partido dos Trabalhadores, Elisangela dos Santos Araújo; o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Antônio Colussi; o vice-presidente da Nova Central, Moacyr Tesch; a representante de movimentos sociais de pescadores e comunidades quilombolas Eliete Paraguassu; e o diretor da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Antonio de Oliveira Lima. No auditório, o diretor da COBAP, Luiz Karloh, representantes dos trabalhadores e vereadores estiveram presentes.




NOTÍCIAS RELACIONADAS


30/9/2022 11:36:24
COBAP em Palmas

Cobap − Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ST SHCS CR QUADRA 507 BLOCO A LOJA 61 - ASA SUL - BRASÍLIA / DF CEP 70.351-510
Fone: (61) 3326-3168
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (11) 3361-2098
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (81) 3132-8336
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Site: www.cobap.org.br | e-mail: cobap@cobap.org.br

Cobap - Copyright ® 2015, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved

Desenvolvido por Maquinaweb