Últimas Notícias »


Aposentados 1/10/2020 8:10:50 » Por Livia Rospantini

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO: A construção de direitos é fundamental


Compartilhar no WhatsApp

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991, o Dia Internacional do Idoso é celebrado no dia 1º de outubro e promove uma série de reflexões acerca dos desafios enfrentados no processo de envelhecimento.

De acordo com dados do Censo, no Brasil, a população de idosos já somava  28 milhões de pessoas em 2010, o que representa 13% da população. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) realiza o Censo a cada 10 anos, mas a pesquisa, que deveria ser realizada este ano, foi adiada para 2021 por causa da pandemia do coronavírus. A expectativa é que na década de 2040, um quarto da população brasileira seja composta por pessoas acima dos 60 anos.

No Brasil, a data também rememora a implementação do Estatuto do Idoso, que representa um marco na história de conquistas da COBAP. A Lei 10.741/2003, de autoria do então deputado federal Paulo Paim (atualmente senador), é de iniciativa e forte mobilização do movimento nacional dos aposentados, liderado pela COBAP.

A lei protege os idosos contra qualquer tipo de negligência, discriminação e violência, além de assegurar a prioridade em atendimentos, em processos judiciais e no recebimento da restituição do Imposto de Renda. O acesso às redes de serviços de saúde e assistência social também devem ser garantidos.

“O Estatuto do Idoso foi um marco na garantia de direitos dessa parte da população, mas também temos insistido na necessidade de uma mudança de consciência”, alertou o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas - COBAP, Warley Martins.

“Há quase 35 anos a COBAP trava diversas batalhas para garantir uma vida digna aos idosos, em sua maioria aposentados e pensionistas. Além do Estatuto do Idoso, a entidade mobilizou a implementação da CPI da Previdência, travou lutas históricas pelo reajuste das aposentadorias e pensões e em defesa da Previdência Social”, destacou o presidente.

Para a mestra e doutoranda em política social com ênfase nos desafios do envelhecimento, Alba Maria Abigalil, a organização da COBAP, que agrega 22 federações filiadas e centenas de associações em todo o país, é fundamental na construção de direitos dos idosos dessa e das próximas gerações. “O envelhecimento não pode ser entendido somente nas perdas de âmbito biológico, mas deve ser entendido no âmbito de acesso aos direitos, de políticas previdenciárias, de saúde, assistência, trabalho e educação. Temos no Brasil um avanço de conquistas para o envelhecimento e a COBAP luta veementemente por esses direitos”, disse a pesquisadora.

 

 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cobap − Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ST SHCS CR QUADRA 507 BLOCO A LOJA 61 - ASA SUL - BRASÍLIA / DF CEP 70.351-510
Fone: (61) 3326-3168
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (11) 3361-2098
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (81) 3132-8336
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Site: www.cobap.org.br | e-mail: cobap@cobap.org.br

Cobap - Copyright ® 2015, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved

Desenvolvido por Maquinaweb