Últimas Notícias »


Aposentados 11/8/2020 14:13:32 » Por Livia Rospantini

40 milhões de pessoas se encontram sem trabalho no Brasil e menos da metade da população ativa está empregada


Compartilhar no WhatsApp

 

Maurício Oliveira – Assessor econômico

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da PNAD Covid19, divulgou na última sexta-feira, dia 07/08, os dados mais recentes sobre a situação do desemprego no Brasil.

A PNAD Covid19 é a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio, uma nova versão específica da já existente PNAD contínua do IBGE, e trata-se de um experimento metodológico pioneiro dedicado a criar estatísticas para monitorar os impactos da pandemia do coronavirus no mercado de trabalho brasileiro.

A coleta da nova Pesquisa teve início em 4 de maio de 2020, com entrevistas realizadas por telefone em, aproximadamente, 48 mil domicílios por semana, totalizando cerca de 193 mil domicílios por mês, em todo o Território Nacional. A amostra da pesquisa é fixa, ou seja, os domicílios entrevistados no primeiro mês de coleta de dados permanecerão na amostra nos meses subsequentes, até o fim da pesquisa. A pesquisa prevê divulgações semanais para alguns indicadores, em nível Brasil, e divulgações mensais para um conjunto mais amplo de indicadores, por Unidades da Federação.

Nos últimos resultados apresentados, mais de 40 milhões de brasileiros estão desempregados porque não conseguiram trabalho ou porque desistiram de procurar uma vaga. O levantamento apontou 12,35 milhões de desempregados (correspondendo a uma taxa de desocupação de 13,1% sobre a população economicamente ativa) que são aqueles que de fato procuraram emprego. Além deles, havia 27,98 milhões de pessoas que gostariam de trabalhar, mas não procuraram emprego. As informações se referem à semana de 12 a 18 de julho.

A soma dos dois grupos teve uma leve queda (-0,42%) em relação à semana anterior, de 5 a 11 de julho, quando foram registrados 40,5 milhões de brasileiros desempregados ou que desistiram de procurar trabalho. Aquele foi o maior número desde maio, quando começou a Pnad Covid19. Duas a cada três pessoas que desistiram de procurar trabalho (18,57 milhões) alegaram como motivo a pandemia de coronavírus (principalmente o isolamento social) ou a falta de vagas na cidade onde vivem (empresas não contratam em função da redução do consumo das famílias e das sérias dificuldades financeiras).

Outra informação impactante é que menos da metade dos brasileiros em idade de trabalhar tinham alguma ocupação – seja emprego formal, informal ou por conta própria – no trimestre encerrado em maio de 2020. De acordo com o levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad Contínua) divulgada na terça-feira (30/06) pelo IBGE, o número de pessoas trabalhando nunca foi tão pequeno no Brasil. A pesquisa mostra que o país tinha 85,9 milhões de pessoas ocupadas no trimestre móvel que vai até maio, período que o Brasil e o mundo ingressaram no momento mais grave da pandemia do novo coronavírus. Assim, a taxa de brasileiros em idade de trabalhar que efetivamente tinham trabalho caiu para 49,5%.

Para finalizar, nos piores meses de impacto da pandemia do coronavirus (trimestre móvel de março a maio), a população ocupada perdeu 7,8 milhões de trabalhadores (um recuo de 8,3%). O número de desalentados (desocupados que desistiram de procurar emprego) bateu recorde de 5,8 milhões de pessoas e 2,5 milhões de trabalhadores do setor privado perderam emprego com carteira assinada.

Esse é o triste quadro do mercado de trabalho no Brasil diante da pandemia. A expectativa é que, com a reabertura da economia, os índices de desocupação melhorem. Mas essa recuperação será muito lenta, porque tudo indica que a recessão econômica será muito forte até o final do ano, no mínimo.  
 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cobap − Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ST SHCS CR QUADRA 507 BLOCO A LOJA 61 - ASA SUL - BRASÍLIA / DF CEP 70.351-510
Fone: (61) 3326-3168
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (11) 3361-2098
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (81) 3132-8336
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Site: www.cobap.org.br | e-mail: cobap@cobap.org.br

Cobap - Copyright ® 2015, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved

Desenvolvido por Maquinaweb