Últimas Notícias »


Aposentados 29/5/2020 12:53:21 » Por Livia Rospantini

Crise só será resolvida com diálogo e plano de ação unificado


Compartilhar no WhatsApp

Maurício Oliveira – Assessor econômico


 

O Brasil está se tornando o epicentro da pandemia do coronavirus. Essa situação imporá grandes sacrifícios sociais e prejuízos econômicos generalizados. Na ausência de coordenação nacional e de testagem em massa, a crise sanitária vai se espalhando pelo interior do país. As conseqüências estão visíveis: desunião das instituições, descontrole do isolamento social, óbitos, perda de renda, quebradeira de empresas e aumento do desemprego.

Enquanto as principais nações do mundo se encaminham para uma retomada gradual das atividades e negociam aportes de capitais conjuntos para administrar o combate ao vírus e minimizar os seus impactos econômicos, assistimos no Brasil a uma crise política que redundará em sérios obstáculos para contornar a pandemia do coronavirus e a crise econômica sem precedentes que está por vir. Não há um plano de ação único que envolva os entes federados e sinalize para a população um caminho a seguir.

Os principais agentes impactados no Brasil são os trabalhadores informais e as micro, pequenas e médias empresas, estas são as principais responsáveis pela captação de mão-de-obra para a economia brasileira. O crédito aprovado pelo Congresso Nacional para evitar a quebradeira geral dessas empresas ainda não foi devidamente agilizado pelos bancos. Ainda existem muitos entraves burocráticos (regramento das condições do crédito) e financeiros (grau de capacidade de pagamento futuro). Ainda assim, esse crédito não garante a sobrevivência dessas empresas, uma vez que o consumo está muito baixo.

O Estado brasileiro entrará em colapso financeiro. O levantamento de recursos necessários para socorrer a saúde e a economia, além de não serem suficientes, vai proporcionar um super endividamento da União. Isso gerará um déficit fiscal gigantesco. Para tentar sanear esse quadro depressivo, o país vai necessitar de volumes enormes de investimento, principalmente estrangeiros. E aí está o perigo. Está havendo uma grande fuga de capitais do país diante de uma má condução da pandemia do coronavirus.  

Além da péssima imagem do Brasil no exterior que aumentará demasiadamente o risco do investimento privado no país e o seu descrédito econômico perante às nações, as principais economias do mundo ainda não computaram efetivamente o tamanho de suas crises e nem estabeleceram suas futuras prioridades. O apoio internacional ao Brasil está muito longe de acontecer.

O que precisamos é de diálogo e união internas. Primeiro: combater a pandemia do coronavirus de maneira unificada entre Governo Federal, Estados e municípios através de medidas sanitárias (testes, leitos de UTI, respiradores, hospitais de campanha, parceria com hospitais privados, investimentos para atividades laboratoriais de pesquisa e mais recursos disponibilizados para a saúde pública das capitais e dos municípios).

Segundo: Equilíbrio nas ações e nos discursos entre os três Poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário), de maneira a criar um ambiente de estabilidade democrática. Terceiro: Construir um plano de ação nacional para discutir, em termos federativos, o caminho da retomada da economia brasileira, estabelecendo prioridades e indicando as fontes de financiamento. Quarto: Redefinir negociações diplomáticas internacionais para inserir o Brasil nos esforços mundiais de combate à recessão econômica.




NOTÍCIAS RELACIONADAS


1/7/2020 11:52:37
#AprovarSemAlterar

Cobap − Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ST SHCS CR QUADRA 507 BLOCO A LOJA 61 - ASA SUL - BRASÍLIA / DF CEP 70.351-510
Fone: (61) 3326-3168
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (11) 3361-2098
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (81) 3132-8336
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Site: www.cobap.org.br | e-mail: cobap@cobap.org.br

Cobap - Copyright ® 2015, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved

Desenvolvido por Maquinaweb