Últimas Notícias »


Aposentados 14/1/2020 10:50:29 » Por Maurício Oliveira

Crise econômica continua em 2020


Compartilhar no WhatsApp

 

 

Após um ano de governo a retomada do crescimento econômico continua sendo um sonho. O déficit fiscal permanece elevado e a indústria vai mal. O crescimento do PIB está previsto em apenas 1%.

 

Apesar da taxa de juros estar baixa isso ainda não se refletiu na queda dos juros bancários, cartão de crédito, cheque especial, empréstimos e financiamentos pessoais e empresariais. A inflação cresceu no final de 2019 fechando em 4,31% e o seu comportamento virou uma incógnita para 2020, com uma tendência de alta.

 

Com relação ao emprego, a sua leve recuperação se dá no mercado informal e nos empregos precários. Não há uma tendência consistente de crescimento da oferta de emprego no mercado de trabalho formal, aquele com carteira assinada. A indústria da construção civil, que é o termômetro da retomada do nível de emprego e da recuperação econômica teve uma leve alta nas contratações mas nada indica que vai permanecer crescendo.

 

O tema da reforma tributária, que é essencial para o país, deverá ser um dos principais debates neste ano no Congresso Nacional. O governo deseja desonerar a tributação sobre a folha de pagamentos para favorecer a classe empresarial e simplificar os impostos fazendo a diminuição e a fusão de tributos. Já circulam propostas da reforma tributária pelo Congresso Nacional, porém nada ainda consistente.

 

A dívida pública, que é o principal problema estrutural do país, continua muito elevada já alcançando mais de 70% do PIB. Apesar da tendência ser de estabilização no seu crescimento o montante de juros financeiros gastos anualmente suga o Orçamento Geral da União em mais de 40%.

 

O comércio, que teve uma melhora com as vendas de final de ano, não tem perspectiva consistente de crescimento sustentável uma vez que a renda do trabalhador continua baixa e a indústria estagnada.

 

A lentidão da retomada do crescimento econômico continuará sendo a tônica no ano de 2020. Ainda não existe um projeto governamental para criar as condições de recuperação da economia. O governo vem trabalhando apenas com medidas pontuais que não surtem efeito para mudanças estruturais. Enquanto o déficit fiscal permanecer elevado não haverá condições para o aumento dos investimentos produtivos.

 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cobap − Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ST SHCS CR QUADRA 507 BLOCO A LOJA 61 - ASA SUL - BRASÍLIA / DF CEP 70.351-510
Fone: (61) 3326-3168
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (11) 3361-2098
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (81) 3132-8336
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Site: www.cobap.org.br | e-mail: cobap@cobap.org.br

Cobap - Copyright ® 2015, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved

Desenvolvido por Maquinaweb