Últimas Notícias »


Aposentados 2/4/2018 14:9:49 » Por Livia Rospantini Atualizado em 4/2/2018 14:11h

A volta do Ministério da Previdência Social é necessária e urgente


Compartilhar no WhatsApp

 

Maurício Oliveira – Assessor econômico

 

A COBAP lutou bravamente contra o fim do Ministério da Previdência Social por reconhecê-lo como o órgão que, historicamente, funcionou como um gestor público da maior política social do país.  Trabalhava inclusive para melhorar sua eficiência. Entretanto o (des)governo Temer, numa medida absolutamente maléfica, acabou com o Ministério da Previdência e o transformou em “puxadinho” do Ministério da Fazenda.

 

O desmonte da Previdência Social é um processo político que vinha acontecendo há tempos através de diversas reformas que sempre visavam redução de direitos sociais, redução dos valores das aposentadorias e também adiamento nas concessões das aposentadorias pagas pelo INSS. A Previdência Social sempre foi um foco preferencial para ser desmontada de acordo com os interesses dos defensores da privatização da Previdência Social.

 

O 1º passo do desmonte do Ministério da Previdência foi com suas receitas que passaram a ser arrecadadas e administradas pelo Ministério da Fazenda. Com isso, as receitas de todas as contribuições previdenciárias saíram da alçada do Ministério da Previdência Social para o controle político direto do Ministério da Fazenda.

 

O 2º passo desse desmonte foi a extinção do próprio Ministério da Previdência Social. Com isso, todo o sistema previdenciário (urbano e rural) ficou totalmente controlado pelo Ministério da Fazenda. Para lá também foram os pagamentos de todas as aposentadorias e pensões.

 

As justificativas para esse desmonte são mentirosas. É sempre o velho e falacioso discurso de que a Previdência é deficitária, de que a previdência tem um rombo financeiro incontrolável, enfim que a Previdência não se sustenta.

 

A COBAP continua mobilizada e lutando pela volta do Ministério da Previdência Social. É preciso aproveitar também o ano eleitoral em todo o país para divulgar essa bandeira de luta.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cobap − Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ST SHCS CR QUADRA 507 BLOCO A LOJA 61 - ASA SUL - BRASÍLIA / DF CEP 70.351-510
Fone: (61) 3326-3168
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Subsede
Rua 24 de Maio, nº 250 - 1º Andar - cj. 101 Bairro República - São Paulo CEP 01041-000
Fone: (11) 3361-2098 - Atendimento-SP: (11) 3361-3188
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Site: www.cobap.org.br | e-mail: cobap@cobap.org.br

Cobap - Copyright ® 2015, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved

Desenvolvido por Maquinaweb